segunda-feira, 4 de junho de 2007

JOVEM DE 14 ANOS É O PRIMEIRO FAIXA PRETA DE TAEKWONDO DAS FAVELAS DO RIO!

“Meu professor via que eu treinava com vontade.”

No dia 10 de março, Leandro Brito Ribeiro recebeu a faixa preta de Taekwondo das mãos de mestre Kim, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo e um dos introdutores dessa arte marcial no Brasil. Morador do morro Santa Marta, em Botafogo, Leandro tinha motivos extras para comemorar. Superando diversas dificuldades, ele se tornou o primeiro faixa preta de Taekwondo das favelas cariocas – e com apenas 14 anos de idade.
Leandro começou a treinar artes marciais em 1996, quando tinha dez anos. “Eu ficava muito solto”, diz o rapaz, “e meu pai achou melhor que eu tivesse alguma coisa para ocupar o meu tempo e conseguiu uma bolsa de estudos com o mestre Kim.” Leandro ia para a escola de manhã e praticava Taekwondo à tarde.
Foram três meses na faixa branca, a dos iniciantes. Logo passou para a amarela. Como Leandro explica esse progresso rápido? “Gostei muito dos colegas e meu professor, Raimundo Renato, via que eu treinava com vontade.”
O passo seguinte foi a participação nos campeonatos. Em quatro anos, competiu em nove torneios. Ganhou cinco e foi vice-colocado em dois. Entre seus títulos, está o de campeão carioca.
No entanto, a falta de patrocínio para o esporte amador prejudica o rapaz. Nos torneios disputados no Rio de Janeiro, Leandro conta com o apoio da família para pagar as taxas de inscrição. Para competir em outras cidades, o custo é mais alto: “Não tenho dinheiro para viajar e pagar hotel. Por isso fiquei de fora do campeonato brasileiro, que foi disputado em Londrina.”
As dificuldades não impediram Leandro de conquistar seus títulos e receber a faixa preta. O rapaz pretende seguir adiante no Taekwondo: “Quero cada vez mais melhorar.” Para isso, ele procura apoio de alguma empresa ou instituição que patrocine jovens atletas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 9718-0075.

Nenhum comentário: